Qual a diferença entre SPC e SERASA

O SPC e o Serasa são os dois maiores órgãos de proteção ao crédito do Brasil. Se você tem seu CPF em restrição nessas duas instituições, fica impossibilitado de realizar qualquer tipo de trâmite comercial em todo o território nacional. Pode acontecer, em algumas situações, de o CPF está com débito no SPC e não no Serasa, ou vice-versa. Você sabe porque isso acontece? A explicação está justamente na diferença de um para outro. Entenda.

O que é o SPC

O SPC vem como um cadastro das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) do Brasil, com a finalidade de sinalizar todos os credores em lojas do comércio do país. Foi criado um banco de dados pela CDL, que contém todos os nomes de pessoas que, em algum momento, não honraram com seus pagamentos junto às empresas credenciadas. A CDL então vende essa informação através de um cadastro tanto para lojistas como para pessoas físicas.

O que é a Serasa

A Serasa Experian foi criada em 1968 através de uma parceria de muito sucesso. A Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) se uniram para criar um banco de dado com registros de pessoas que mantinham débito nas empresas associadas aos dois órgãos. Posteriormente a Serasa foi comprada pela empresa francesa Experian e teve o cadastro aberto para todo o comércio brasileiro.

SPC e Serasa: qual a diferença?

Agora que você entendeu o que é cada um dos dois órgãos, explicar a diferença entre eles é bem simples. Apesar de as duas empresas terem como finalidade a prestação de um serviço informativo para lojas, bancos, financiadoras e outros estabelecimentos, elas constroem o seu banco de dados de uma maneira bem diferente.

O banco de dados do SPC é alimentado pelas empresas credenciadas à CDL. Já a Serasa funciona como uma empresa anônima e particular, alimentada por bancos e instituições de crédito. Isso significa que seu CPF pode ser negativado apenas no SPC ou apenas no Serasa. Atualmente isso é mais incomum, mas existem casos ainda. Se seu débito for em uma loja no comércio da sua cidade, por exemplo, provavelmente ele entrará primeiro no SPC e, somente se a empresa enviar a informação, ele é negativado na Serasa.

O melhor é sempre evitar esse tipo de negativação. Mesmo ocorrendo o acordo posteriormente, algumas empresas não aceitam clientes que tenham tal tipo de histórico no documento.

Tiramos suas dúvidas sobre as diferenças entre SPC e Serasa? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *