CPF pendente – Qual motivo? Como regularizar?

O CPF é um dos documentos mais importantes dos cidadãos brasileiros. Através desses 11 números é possível saber sobre seu crédito no comércio, abrir conta no banco, declarar imposto de renda, além de muitas outras ações. Se você tentou utilizar o seu CPF para algo e recebeu a informação que ele está pendente, veja o que pode ter causado essa condição e como regularizar facilmente.

O que é o CPF pendente

Um CPF irregular ele pode estar “Nulo”, quando a Receita Federal encontrou alguma fraude e anulou a sua inscrição. Nesse caso é preciso realizar um novo pedido; “Cancelado”, quando o titular faleceu ou por alguma decisão judicial o documento foi cancelado; “Suspenso”, quando o seu cadastro na Receita Federal estiver irregular ou incompleto; e, por último, “Pendente de Regularização”, quando o seu cadastro está completo, mas você deixou de entregar alguma declaração para a Receita Federal.

No último caso, o contribuinte que não indicar todos os anos os seus impostos, pagar o que lhe for devido ou, até mesmo, informar isenção, pode ter o CPF suspenso. Apesar de a regularização não ser burocrática, ela leva a uma série de negativas até que você solucione o problema.

CPF Pendente

CPF Pendente

Como regularizar um CPF pendente

A regularização do seu CPF pendente é bem simples. Se você tentou realizar algo e recebeu essa informação, primeiro confirme a situação cadastral do seu documento no site da Receita Federal. Para ter acesso basta preencher os campos referentes ao número do CPF e data de nascimento. Depois é só confirmar o código de segurança e esperar o site gerar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF.

Se tudo estiver nas condições normais, a informação “Regular” estará presente no campo onde informa a situação do CPF. Do contrário, se realmente estiver com pendências, “Pendente de Regularização” é o que constará. Nessa certidão você não terá informações sobre o que causou a pendência no CPF já que essa é uma informação estritamente pessoal.

Você precisará então emitir esse comprovante gerado e se deslocar até um posto da Receita Federal na cidade onde você mora. Somente através desse contato é possível saber o que causou a irregularidade e dar o primeiro passo para reverter a situação.

Importante

Essa é uma consulta pessoal. Você não deve jamais consultar o CPF de terceiros sem autorização. Esse tipo de violação é considerado um crime e penalizado com multa e prisão. Caso você precise, peça sempre autorização da pessoa para realizar a pesquisa!

Tirou todas as suas dúvidas? Tem alguma sugestão? Comente!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *