Consultar situação do CPF na Receita Federal

Um CPF pode ficar irregular por diversas razões e você não precisa tirar um novo documento na maioria desses casos. A Receita Federal disponibiliza uma consulta online e gratuita para facilitar a regularização do documento. Se você está com essa pendência, veja como é simples e rápido esse procedimento.

Por que um CPF fica pendente?

Já se fez essa pergunta? Não há motivo para ficar nervoso, pois muitas vezes é apenas uma situação simples e que pode ser resolvida rapidamente. O CPF pode aparecer irregular junto à Receita Federal por 3 razões:

– Não ter entregue a Declaração Anual do Imposto de Renda. Nesse caso o CPF aparece no site da Receita Federal como Pendente de Regularização;

– Cadastro na Receita Federal com informações incorretas ou incompletas. Agora o seu CPF aparecerá como Situação Cadastral Suspensa;  

– Falecimento do contribuinte ou decisão administrativa e/ou judicial. Então o seu CPF constará na Receita Federal como Cancelado.

Caso na consulta aponte apenas a situação Regular, significa que não há pendências alguma no documento. Nesse caso, dúvidas devem ser dirigidas ao posto da Receita mais próximo da sua residência.

Como consultar a situação do CPF na Receita Federal

No site da Receita Federal você encontra um portal exclusivo para esse tipo de consulta. Para verificar se há pendência em seu CPF basta acessar a página e ter em mãos o número do documento e a sua data de nascimento.

Preencha cada um dos campos com os dados referente e clique em “Consultar”. O site pedirá que você confirme o acesso com uma sequência de letras e números de segurança. Basta digitar o que aparece na imagem e clicar em “OK”.

Você será redirecionado para uma segunda página com o comprovante de regularização do CPF. Como o próprio site da Receita já informa, ele não passa nenhuma outra informação além da situação cadastral do seu documento.

Como corrigir a irregularidade?

Observando alguma irregularidade no seu CPF, basta seguir até um posto de atendimento da Receita Federal munido com o documento, além da Carteira de Identidade e, dependendo do caso, um comprovante de endereço. Dependendo da situação ela pode ser regularizada no mesmo dia ou precisará de um prazo hábil para isso.

Agora não tem mais desculpas para permanecer com o CPF em pendências com a Receita Federal! Essa dica ajudou você? Precisa de mais alguma ajuda? Deixe seu comentário!

5 comments

    1. Top Web

      Boa tarde, deverá se dirigir até a Receita Federal de sua cidade e lá terá as informações de necessita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *