Como limpar o nome do SPC e Serasa

Em tempos de crise econômica, é comum ver pessoas com pendências financeiras e falta de crédito no comércio. Quando você realiza uma compra junto à uma financeira ou banco e não honra com esse pagamento, o seu nome é incluso no SPC e/ou no Serasa. Se isso aconteceu, não precisa se preocupar, pois há algumas maneiras de limpar esse cadastro e voltar a ter o nome limpo novamente. Saiba mais.

Entendendo o que é o SPC e Serasa

Para entender como o seu nome foi parar nesses bancos de dados, vale conhecer a função de cada um deles.

  • SPC – é o Serviço de Proteção ao Crédito, patrocinado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, a CDL, onde o crédito é incluso quando uma pessoa deixa de efetuar pagamentos junto a empresas comerciais.
  • Serasa – o Serasa tem a mesma função, mas além do comércio, inclui também débitos de outros setores como bancos e profissionais liberais.

Os dois órgãos fornecem listas de consulta para empresas de todo o Brasil, portanto, sua dívida é válida para qualquer estado brasileiro.

Como consultar débito no SPC e Serasa

A forma mais simples de saber se o seu nome está negativado junto ao SPC e Serasa é verificar com qualquer loja na hora de realizar uma compra. Essa consulta é a prática e totalmente gratuita. Existem também empresas que realizam o serviço, mas cobram por tal, variando de 9 a 30 reais, dependendo do tipo de relatório que você procura.

Como limpar o nome do SPC e Serasa

Após realizar a consulta e saber qual o seu débito total, além de todas as empresas com restrição, há duas maneiras de limpar o nome do SPC e Serasa:

  • Negociando diretamente com cada uma das empresas em questão. É a melhor forma também de quitar débitos e onde você encontra uma grande possibilidade de conseguir descontos consideráveis.
  • Através de campanhas realizadas pelos próprios órgãos, onde você tem a possibilidade de pagamento com descontos oferecidos por eles mesmos. Nesse caso, não são todas as empresas do Brasil que aderem à campanha, mas no site do SPC e do Serasa você tem a lista e o período de tal evento.

Por lei, após cinco anos esses órgãos fazem uma limpeza em seus bancos de dados, retirando todos os cadastros negativados. O consumidor fica, portanto, livre para realizar novas compras. Ainda com essa ação, você não fica livre do débito e permanece com o débito no sistema das empresas credoras. Vale lembrar que também é consultado o SCORE Serasa por algumas instituições, o Score funciona como um histórico de toda sua vida financeira, se algum dia você já teve seu nome no SPC ou Serasa e deixou de pagar essa dívida, seu Score deve estar muito baixo, dificilmente você terá crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *