Como consultar um CPF Grátis

O Cadastro de Pessoa Física é um documento obrigatório para todo cidadão brasileiro a partir dos 18 anos. É com o CPF que você faz inscrição em concursos federais, abre conta em banco, tem direito a benefícios do governo e trabalhistas, além de outros casos. Se ele não estiver regular, você fica impedido de realizar todas essas ações e muitas outras. Quer saber como consultar o seu CPF e saber se está tudo certo com o documento? Veja como fazer.

Consulta CPF na Receita Federal

Essa é a consulta de CPF mais importante para todos nós. Se o seu documento não está regular junto à Receita Federal, fica impossível utilizá-lo para diversas ações. Essa consulta é feita de uma maneira bem simples e você precisa apenas do número do CPF e da sua data de nascimento.

No site da Receita Federal, preencha os dois dados acima e clique em “Consultar”. Logo em seguida será gerado um documento informando se o seu CPF está Regular, Suspenso ou Cancelado. Se a primeira opção aparecer na sua consulta, significa que está tudo certo. Do contrário, você precisa se dirigir até um posto da Receita em sua cidade para saber qual a irregularidade do documento e corrigi-la.

CPF Consulta Grátis

CPF Consulta Grátis

Consulta CPF no SPC e Serasa

Se você tentou fazer uma compra no comércio, tirar cartão de crédito e entrar em um financiamento e recebeu a resposta que seu CPF estava com restrição, provavelmente seja com o SPC e o Serasa. A maioria das empresas realiza essa consulta gratuitamente. Se você não sabe onde está o débito, basta procurar qualquer loja em shopping e centro da sua cidade e que trabalhe com cartões ou compras parceladas em boleto que eles realizam a consulta para você.

Caso queira fazer isso em casa, tem vários sites especializados nesses serviços, mas o Boa Vista Serviços é dos poucos que realiza a consulta gratuitamente. É preciso apenas realizar um cadastro com seus dados para saber quais os seus débitos negativados.

Consultar CPF pelo nome

Se o seu caso foi perda ou extravio do CPF e você não lembra qual o número do documento, infelizmente não há uma maneira de consultar o número do documento pela internet. Você pode tentar essa informação junto aos postos da Receita Federal na sua cidade ou solicitar uma segunda via do CPF.

Nossa dica é você manter uma cópia do CPF em um lugar seguro, para caso perca, tenha como reaver o documento sem dificuldade.

Gostou? Deixe seu comentário e também compartilhe essa dica com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *